domingo, 13 de junho de 2010

Usando o emulador da Bematech no Protheus

Toda vez que eu precisava testar alguma rotina ou customização no módulo SigaLoja em uma base teste, me deparava com a falta da impressora fiscal, pois vocês já sabem que existe toda aquela burocracia para a instalação de ECF em um PC. Então comecei tentar usar o emulador da Bematech no Protheus. Depois de muitas tentativas ele começou a funcionar. Segue abaixo todos os procedimentos para que você consiga fazer com que o Protheus use o Emulador da Bematech.


Para usar o emulador da Impressora Fiscal MP2100 TH FI no Protheus, siga os seguintes passos para a instalação:

1 - Instale o emulador que se encontra no link: http://www.bematech.com.br/suporte/downloads/fisc_win/Emul2100v101.zip
 
2 - Descompacte o arquivo: https://www.opendrive.com/files/6925822_kgOSf_1ea0 para dentro da pasta que se encontra o Remote do Protheus.(Eu sugiro você ter o remote local pois não testei a emulação com Remote instalado em outro computador.)

3 - Recorte o arquivo BemaFI32.INI da pasta aonde se encontra o Remote do Protheus e cole na pasta c:\windows\system32

4 - Edite esse arquivo BemaFI32.INI e na seção Sistema altere a variável EmulMFD para o conteúdo 1, ou seja, você esta dizendo que esta usando um emulador.

5 - No mesmo arquivo na seção Sistema altere a variável Porta para o conteúdo COM1 por exemplo. Use uma porta que o sistema não esteja usando. Essa mesma porta terá de ser configurada no Protheus e na Impressora fiscal mais adiante.

6 - Acesse o emulator da bematech em: INICIAR - PROGRAMAS - BEMATECH - Emul2100

7 - Primeiramente vamos alterar a porta do emulador, clique com o botão direito no emulador e selecione Porta Serial, altere para COM1.

8 - Agora vamos fazer as alterações necessárias no Protheus para que ele se comunique com o emulador.

9 - Acesse o Protheus com o seu usuário.

10 - Acesse o modulo Controle de Lojas

11 - Acesse a rotina Miscelania - Configurações - Estacao

12 - Exclua a estacao atual.

13 - Inclua a nova estação com as seguintes informações:

Estacao001
NomeESTACAO TESTE
FabricanteBEMATECH
ModeloBEMATECH MP2100 THFI - V. 01.00.01
PDV0001
SERIEECF
PORTACOM1

14 - Acessar o configurador e altere os seguinte parametros:
ParametroConteudo
MV_IMPFISBEMATECH MP2100 THFI
MV_PORTFISCOM1

15 - Ainda no configurador acesse o cadastro de empresas.

16 - Edite as informações da empresa e altere o CNPJ para: 82373077000171. Porque isso? Como é o emulador da Bematech o CNPJ cadastro no Emulador é o da própria Bematech. Se não fizer esta alteração não é possivel fazer uma venda. (Lembre-se que estou fazendo isso em um ambiente teste. Nao altere nada no cadastro de empresas em um ambiente de produção.)

17 - Após isso baixe o seguinte arquivo: https://www.opendrive.com/files/6925887_xbo7O_7c92. Esse aplicativo é um exemplo que a bematech disponibiliza os fontes em Delphi  para alterar e testar a ECF. Eu copiei os fontes do site da Bematech e compilei. Acesse o aplicativo Bematech.exe.

18 - Dentro do aplicativo Bematech, vamos informar quais aliquotas de ICMS que o Emulador terá. Acesse o menu Inicialização - Adicionar Aliquota Tributaria.

19 - Adicione as seguintes aliquotas: 12 ICMS - 17 ICMS - 18 ICMS. Após isso feche aplicativo.

20 - Acesse o Controle de Lojas com a senha de caixa, se o sistema mostrar a mensagem que o “numero de serie do ecf é diferente do cadastrado na estacao”, acesse o menu Miscelania e Gere os arquivos de criptografia. Saia do sistema e acesse novamente.

21- Se não ocorrer nenhum erro o sistema esta pronto para usar o Emulador.


Obs: Se caso não funcionar com essas dicas, deixe sua dúvida. Eu testei os passos acima com o PAF-ECF configurado no Protheus e não consegui emular mais a ECF. Não tenho certeza mais o que eu verifiquei é que o CNPJ da empresa que usará o PAF-ECF é liberado pela TOTVS por meio de um patch, ou seja, está no fonte e não mais no cadastro de empresas.

49 comentários:

  1. APOS REALIZAR TODOS OS PASSOS CAUTELOZAMENTE E INICIAR COM A SENHA DO CAIXA APARECEU O SEGUINTE ERRO.

    TOTALIZADOR NÃO FISCAL JÁ PROGRAMADO
    E so o botão de ok para confirmar

    Aos isso ele pede para verificar se os drivers da impresora estão corretos ...
    Pergunta: O que fazer quando a versão do emulador não é encontrada no cadastro da estação no configurador .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tente usar outro emulador, muito mais estável, veja esse tutorial para usar no Protheus, acesse o link Emulador Sweda.

      Abraços

      Excluir
    2. Usa o emulador da Sweda, funciona direitinho.

      Excluir
  2. E quanto as dll sigaloja.dll, e as outras as versões podem divergir, se acontecer como faço para resolver ?

    tipo aqui a na hora que vou abrir o caixa ele abre uma mensagem dizendo que a dll sigaloja.dll pode esta desatualizada e ou o software pode esta desatualizado ou o equipamento pode esta com problem ...

    ResponderExcluir
  3. As duas imcompatilidades acima se dão porque :
    As dll´s do emulador estão em uma versão diferente do isiga loja.
    Mas seguindo a ordem do tutorial e instalando uma dll sigaloja.dll atualizada não vai ter nenhum problema e os tecnicos podem iniciar os testes de forma tranquila.
    ATENÇÃO : SEMPRE VERIFIQUE SE VOCÊS ESTÃO NA BASE DE TESTE OK ...

    ResponderExcluir
  4. Jovany Alves, voce conseguiu resolver o seu problema? Caso voce ainda nao conseguiu eu vou tentar descobrir o pq da mensagem: "TOTALIZADOR NÃO FISCAL JÁ PROGRAMADO". Sobre as dll do Protheus (SigaLoja.dll) voce deve atualizar sempre que o sistema informar que a mesma esta desatualizada.

    ResponderExcluir
  5. muito bom seu post, segui os passos tudo certo até que, criei um usuario caixa fui no front loja abri o caixa, só que esqueci de fechar e já tinha deletado esse usuario caixa. Agora toda vez que vou no atendimento do frontloja ele diz que este o "tal usuario caixa nao fechou o caixa entre com o usuario caixa e feche o caixa"
    Só que eu nao tenho mais este dito caixa, e nem o usuario caixa que deixou aberto.
    Como faço agora para fechar esse caixa?

    Obrigada -
    Maiara

    ResponderExcluir
  6. Ola Maira, existe uma tabela no sistema chamada SLI (Monitoramento das Estacoes), faca um backup desta tabela e após isso apague todos os registros da estacao que está ocorrendo essa mensagem, ou apague somente o ultimo registro com o codigo da sua estacao, o campo L1_TIPO = 'OPE' e o usuario caixa. Se mesmo assim nao conseguir deixe sua mensagem.

    ResponderExcluir
  7. valeu Tadeu, funcionou perfeitamente
    muito obrigada

    Grata
    Maiara

    ResponderExcluir
  8. Tadeub executi vartios erros e então uma impressão ficou trvada no emulador.
    Reiniciei o mesmo para as configurações originais:
    NÃO CONSIGO GRAVAR AS ALIQUATAS NOVAMENTE TERIA EU QUE FAZER TUDO NOVAMENTE DA INSTALAÇÃO E TUDO MAS
    Desde já agradeço a sua ajuda e parabens você e um cara muito aplicado, dentre muitos profissionais que conheço você se preoculpa com o que você faz prova disso e a as respostas desse blog você sempre acompanha ... Valeu !

    ResponderExcluir
  9. Jovany, voce conseguiu emular normalmente e só depois ocorreu o erro? Se a resposta for sim, seria interessante voce desinstalar o emulador da bematech e instalar novamente, lembre-se de deixar o emulador em uma porta que voce nao esteja usando (COM1 por exemplo). No aplicativo que vc inclui as aliquotas, clique no menu inicialização-Reset em caso de erro. Se mesmo assim não funcionar me avisa... Um abraço

    ResponderExcluir
  10. olá estou com a seguinte situação, tenho na minha estação configurada o emulador bematech, e na minha venda assistida, quando seleciono para imprimir em nota da um erro que não pode conectar a porta lpt1, já configurei mv_pornfi para usb001, mas continua dando este erro, o cupon fiscal no emulador imprime normal.
    Tem mais alguma coisa que tenho que mudar?

    ResponderExcluir
  11. Bom dia, estou com o emulador todo configurado e fazendo venda, mais quando eu faço uma venda com reserva em outra filial dá um erro e não grava a venda no siga, mais imprime na impressora!
    Por favor me ajudem

    ResponderExcluir
  12. estou com um outro problema no meu PAF-ECF, estou em uma base de testes já recebi e atualizei a liberação do cnpj, e no server do meu pdv esta aparendo esta msg "Invalid Function call Loja1115 ", como faço para resolver isso?

    ResponderExcluir
  13. OLÁ
    ESTOU TENTANDO FAZER O TESTE , PORÉM NÃO SOU CAPAZ DE REALIZAR O PASSO 17, POIS ESTÁ FALATANDO EXPLICAR ONDE E COMO COMPILAR ESSE TAL CÓDIGO EM DELPHI.SERÁ NO DEV STUDIO?

    OBRIGADO

    ResponderExcluir
  14. Ola, o passo 17 é vc executar o aplicativo que vc baixou, é um executavel, foi baixado os fontes do site da bematech e compilados, voce so precisa executar o exe.

    ResponderExcluir
  15. Pessoal, estava ocupado, nao pude mais responder. Tem algumas perguntas que nao sao referentes a esse topico como erros no protheus. Eu nao sei responder pois alguns erros nunca aconteceram comigo, desculpe por nao poder ajuda-los.

    ResponderExcluir
  16. Estou com um problema talves possa me ajudar, seguinte na minha vend assistida, quando digito qualquer produto, já aparece um desconto de 10%, (campo lr_desc) automatico, e gostaria que este desconto viesse zerado.

    ResponderExcluir
  17. Olá...
    Quando acabo de instalar o Emulador configuro a portal serial para USB001, os parametros no Configurador MV_PORNFI e MV_PORTFI para USB001, porém ao acessar o Emulador da a mensagem que "Houve um Erro na Porta Serial", alguém pode me ajudar?
    Abraço!

    ResponderExcluir
  18. Fiz toda a configuração e consegui até colocar as aliquotas porém quando entro no siga ele dá o erro
    Erro de comunicacao: Erro de sincronismo in file .\msgmanager.cpp line 293 on CHECKDLLLJ(LOJXECF.PRX) 13/08/2010

    ResponderExcluir
  19. Como alterar o CNPJ para fazer testes?

    ResponderExcluir
  20. olá estou com uma dúvida referente ao monitor quando se usa o emulador, no monitor do meu server esta aparecendo este serviço CON02001.l01
    vc sabe o que representa este serviço??

    ResponderExcluir
  21. Ola, na verdade eu nunca acessei o monitor quando tinha a impressora emulada, nao sei te dizer isso. Vou pesquisar, se souber de algo eu posto.
    Valeu

    ResponderExcluir
  22. Ola,

    Quando fui abrir, deu uma mensagem: "Erro de Comunicação". depois "Não foi possivel carregar Propriedades. Verifique a impressora." depois "Falha na comunicação com o ECF", e dai ele fecha o atalho...

    Alguem ja passou por isso?

    ResponderExcluir
  23. quando fui adicionar as aliquotas de ICMS dá o seguinte erro: erro de comunicação.

    Mesmo assim eu acessei o Protheus e dá o seguinte erro:
    Existe incompatibilidades entre a versão de repositório Protheus e e a DLL Fiscal.
    Por favor atualize a Dll Fiscal.
    0.3.128.6

    Informações do Siga Loja DLL:
    ww - Numero de equipamentos homologados.
    zz - Numero do ID. Identificador que permite compatibilizacäo das funcöes do RPO com as contidas na DLL.
    A verificacäo do ID sera efetuada ao entrar no sistema, e se os numeros forem incompativeis o acesso sera negado.
    A validacäo do ID sera efetuada desconsiderando o numero de equipamentos homologados,
    assim, quando o protheus estiver utilizando o ID 0.2.40.10 podera ser utilizada a SIGALOJA.DLL com identificacäo 0.2.??.10.




    pergunta:
    como faço p atualizar o DLL??

    Agradeço a atenção

    ResponderExcluir
  24. Cristina, se vc tentou adicionar as aliquotas e houve erro de comunicação vc nao conseguira fazer funcionar a impressora no Protheus também, verifique em qual porta sua impressora esta instalada. Com relação a DLL, vc deve acessar o site da TOTVS na seção downloads e baixar a versão da DLL que o sistema te informou, colocar o arquivo SIGALOJA.DLL dentro da pasta que se encontra o seu remote.

    ResponderExcluir
  25. Eu atualizei a DLL do loja, verifiquei as portas (protheus e impressora = COM1) consigo atualizar o ICMS no simulador, mas nao consigo acessar o protheus com senha de caixa pois da erro de conexão!!!

    Obrigada!

    ResponderExcluir
  26. Tadeu, bom dia!
    Fiz todas as configurações corretamente, porém no momento de converter o Orçamento em Venda para emissão do Cupom ocorre a seguinte mensagem: "Falha na abertura do Cupom. Tentar imprimir novamente?" Porém não consigo resolve.
    Quando acesso o Ap5Ecf.exe que fica dentro do remote, os comandos funcionam, inclusive quando seleciono a funcão "Abrir Cupom" é pergunta o nome do Cliente, então digito e aí o aplicativo retornar o nome do cliente e o conteúdo igual a 0 na frente.

    Como devo proceder?

    Obrigado.

    ResponderExcluir
  27. Estou com Mesmo problema que Anonimo

    Quando fui abrir, deu uma mensagem: "Erro de Comunicação". depois "Não foi possivel carregar Propriedades. Verifique a impressora." depois "Falha na comunicação com o ECF", e dai ele fecha o atalho...

    ResponderExcluir
  28. Também estou com o problema de Falha na comunicação !!
    Alguem tem alguma solução!?
    Obrigado !!!

    ResponderExcluir
  29. Estou tentando cadastrar as alíquotas mas sempre da erro de "Comando não Executado", alguém poderia me dar uma dica do que posso esta fazendo errado, todos os demais procedimentos do Aplicativo da Bematech eu consigo fazer, menos o de cadastrar as alíquotas.

    ResponderExcluir
  30. Boa tarde, depois de 2 dias consegui configurar...
    Gostaria de compartilhar algumas coisas.

    - A empresa que deve ser usada para emular é a 99 - TESTE, pois é a única que não valida o CNPJ, no caso ela está em branco e aí coloca o CNPJ da empresa Bematech.
    - O programa Bematech.exe deve ser colocado dentro do remote que irá utilizar, abre o emulador, configura a porta, liga, executa os procedimentos que apresenta na tela e aí sim, vc abre o .exe e aplica as alíquotas.

    Eu demorei pois a empresa teste não tem nada, cadastros etc, nesse caso compartilhei de outra empresa e fui testando.

    Excelente post e parabéns, espero ter ajudado tb, assim como me ajudou.

    Abraço,

    ResponderExcluir
  31. Cara to estudando protheus, e não estou entendendo onde é essa pasta remote do protheus, alguém pode me dar uma luz! Obrigado

    ResponderExcluir
  32. Pessoal,

    com complementando essa ótima postagem: Para Windows 7 64Bits baixe as dll's mais novas no site da bematch e coloque os arquivos nesta pasta C:\Windows\SysWOW64

    ResponderExcluir
  33. Boa Tarde Tadeu,

    E parabéns pelo post está ótimo, estava seguindo todos os passos mais parei no passo 18. entro no aplicativo bematech.exe e vou na opção inicialização e quando tento colocar as alíquotas da uma msg de erro : " erro de comunicação" você já passou por este erro, caso sim, como você solucionou ..

    grata

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, voce verificou se a porta que esta a impressora esta correta. Se eu nao me engano, no proprio aplicativo "bematech.exe" tem a opcao de alterar a porta.

      Excluir
  34. Quem está com problemas com falha de comunicação, baixe esse programa para emular a porta ..

    http://www.eterlogic.com/Downloads.html

    configure para emular a COM1 ...

    ResponderExcluir
  35. Para aqueles que não encontrou a rotina de gerar arquivos de criptografia (passo 20), a rotina é o LOJA420

    ResponderExcluir
  36. Pessoal, uma consulta, usando o emulador:

    Emul2100 1.01
    Emulador da Impressora Fiscal MP-2100 TH FI Bematech.:

    Algum de voces se deparou com essa mensagem:

    EXCEPTION EINOUTERROR IN MODULE SIGALOJA.DLL AT 0004D17F

    Toda ajuda eh bem-vinda...

    ResponderExcluir
  37. Executa os passos descritidos. A impressora funciona perfeitamene atraves do program bematech.exe. Tanto no Protheus atraves do AP5ECF e do SIGALOJA apresenta as mensagens : Erro comunicacao , Nao foi possivel carregar Propriedades.Verifique a impressora.

    Alguem saberia qual o problema

    ResponderExcluir
  38. Pessoal tentei baixar (https://www.opendrive.com/files/6925887_xbo7O_7c92. ) o aplicativo da bematech pois uso windows 7 64 e o meu AP5ECF não roda mas não existe mais no link alquém tem

    ResponderExcluir
  39. estou tentando configurar um DP20 é impressora de cheque, como eu faço para imprimir cheque sem passar pela sigaloja?

    ResponderExcluir
  40. boa noite,
    depois de aplicar um patch na base não consigo mais acessar o loja com o usuario caixa, dá a seguinte msg: Existe incompatibilidades entre a versão do repositório Protheus e a dll fiscal. Por favor atualize o repositório Protheus.
    a realise do rpo é r8, baxei a sigaloja.dll id 0.0.136.22, mas o problema persiste, alguém sabe o q deve ser feito?

    ResponderExcluir
  41. Pessoal depois que mudei a minha máquina para windows 8 64 o meu emulador não funciona mais fica dando falha de comunicação. Não foi possivel carregar as propriedades.

    ResponderExcluir
  42. Bom dia!

    Eu não consegui baixar o arquivo para fazer as alterações dos impostos. Tem outro link?

    Falta apenas isso para eu conseguir integrar... Seu tutorial funcionou legal!

    Obrigado!

    ResponderExcluir
  43. Boa noite
    estou com um problema no execultar o tef com o reconhecimento da impressora pede o seguinte mensagem
    "nao e possivel carregar propriedades.verifique a impressora"
    quando da ok aparece outra
    "erro ao criar ou gravar no arquivo status.txtou retorno.txt"
    sabe o que possa ser isso?

    ResponderExcluir
  44. Galera, fiz a configuração da impressora mais quando conecto com microsiga esta com erro de comunicação.
    eu configurei o emulador de porta COM2 e COM4 a impressora esta na com2. quando executo o BEMATOLL ele mostra que esta com conexão na COM4 na prta da estação esta com2 quando acesso erro de comunicação os parametros no atalho so Samrtclinet esta certo tbm podem me ajudar com esse problema alguem ja passou por esse erro ??

    ResponderExcluir